Sabias que...

A reciclagem de vidro, permite:

  • Poupar 20% em peso das matérias primas consumidas?
  • Poupar energia?
  • Reduzir em 20% a poluição atmosférica gerada?


Sabias que...

A reciclagem de plástico, permite:

  • Evitar a extração de 1 tonelada de petróleo, por cada 100 toneladas de plástico que são recicladas?
  • A produção de poliéster suficiente para fazer uma t-shirt, por cada 5 garrafas de PET que são recicladas?
  • A produção de vários objetos utilizados no nosso dia-a-dia, como cabides, vestuário, tubagens, vasos, solas de sapatos, novas embalagens e peças para automóvel?


Sabias que...

A reciclagem de papel/cartão, permite:

  • Evitar o abate de 15 a 20 árvores por cada tonelada de papel que se recicla?
  • Diminuir o consumo de água entre 50 a 200 vezes?
  • Consumir 2 a 3 vezes menos energia?
  • Reduzir 25% as descargas no meio aquático e 75% as emissões atmosféricas?


Promoção de Medidas de Prevenção e Gestão de Resíduos nos Açores

NAS FESTAS...
• Separar os materiais recicláveis e depositá-los corretamente no ecoponto do recinto da festa (ex. embalagens de vidro, plástico, papel, óleos alimentares usados entre outros…).
• Pedir a dose certa nos restaurantes e tascas de modo a evitar o desperdício alimentar.
• Reutilizar o papel de embrulho e fitas dos presentes para outras comemorações.

NO MEU LOCAL DE TRABALHO…
• Reutilizar o papel e imprimir com moderação.
• Escolher materiais de escritório com duração e potencial de reutilização.
• Evitar a utilização de loiça descartável (ex. copos, pratos e talheres de plástico).

EM CASA…
• Promover a separação dos resíduos recicláveis para contentores do ecoponto (amarelo, verde e azul).
• Fazer compostagem caseira com os desperdícios alimentares e restos de jardim.
• Adquirir fraldas e resguardos reutilizáveis.

NO MERCADO…
• Escolher produtos com menos embalagens e evitar produtos descartáveis ou de utilização única.
• Preparar uma lista prévia de compras de modo a evitar a aquisição de produtos desnecessários.
• Optar por sacos de compras reutilizáveis e produtos a granel.

VANTAGENS:
• Poupança económica nas suas despesas correntes.
• Evitar o desgaste dos recursos naturais.
• Proteção ambiental dos cursos de água, solo e ar dos Açores.

• Maior consumo dos produtos regionais e diminuição da importação.

Semana dos Resíduos dos Açores 2014

O Governo dos Açores, através da Direção Regional do Ambiente, promove de 22 a 30 de novembro a V Semana dos Resíduos dos Açores. 

A Semana dos Resíduos dos Açores teve a sua primeira edição em 2010 e consiste numa campanha regional, que se desenvolve ao longo de uma semana, e tem por finalidade dinamizar um conjunto de atividades junto da sociedade civil, inteiramente dedicadas à temática dos resíduos, com o objetivo de informar e sensibilizar a população para a problemática dos resíduos e a necessidade premente da sua redução e correta gestão.

Aproveite esta semana e dê um destino adequado nos seus resíduos!

Somos novamente uma Eco-Escola!


Na nossa escola foi distinguida pela décima primeira vez com a atribuição da Bandeira Verde.

Decorreu no dia 23 de outubro de 2014 o hastear da Bandeira Eco-Escolas na Escola Básica e Secundária da Graciosa que contou com a presença do Conselho Executivo, as Coordenadoras do Programa Eco-Escolas, professoras Ana Medeiros e Inês Brás e os alunos da turma A, do sétimo ano.


Para além do reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pela escola no âmbito da Educação Ambiental, esta bandeira representa o compromisso da comunidade escolar da EBS da Graciosa para fazer mais e melhor na defesa do ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Brigadas Verdes - Lixo no chão, não!

As Brigadas Verdes continuam o seu trabalho para manter a escola limpa. Assim, todas as semanas, uma turma está encarregue de patrulhar os espaços exteriores do recinto escolar em busca de lixo abandonado pelo chão, apesar da existência de caixotes de lixo bem perto.

Eis a calendarização para o 1º período. Fica atento!



Comemoração Dia Eco-Escolas

          EBS da Graciosa uma Escola em movimento!
A EBS da Graciosa assinalou no dia 13 de junho o Dia Eco-Escola. Este ano, os temas selecionados para explorar foram o ambiente, a mobilidade sustentável e a saúde.
As comemorações do Dia- Escola compreenderam a realização de uma caminhada e passeio de bicicleta até ao Barro Vermelho e várias atividades ao ar livre e de contacto com a natureza, com o objetivo de alertar a comunidade para a importância da mobilidade sustentável e fazer com que os alunos, de uma forma divertida e saudável, aprendessem mais acerca da temática do Ambiente e a importância das nossas ações para o planeta onde vivemos.
A saída da escola foi organizada com a divisão dos alunos em três grupos distintos: um grupo que efetuou todo o percurso de bicicleta, acompanhados pelos professores Paulo Ávila e Pedro Silveira; um segundo grupo constituído pelos alunos do 2º ciclo do ensino básico que realizaram um percurso menos longo, orientados pela professora Rita Ávila, e um terceiro grupo, constituído pelos alunos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário, que efetuaram um percurso mais longo, orientados pelo professor Altino Ferreira.
No Barro Vermelho as atividades tiveram início com a realização da Corrida Mais Louca – corrida de carrinhos de rolamento – que foram construídos pelos alunos numa lógica de reciclagem, mediante a reutilização de materiais, seguida de múltiplas atividades ao ar livre e de contacto com a natureza: rapel; o jogo da corda; o jogo dos pneus; bicicleta e “a travessia do rio”. Findas as atividades, seguiu-se o almoço convívio no Parque de Merendas do Barro Vermelho.
As atividades de comemoração do Dia Eco-Escolas foram organizadas pela Eco-Escola, o Departamento de Educação Física e Clube Desportivo Ilha Branca, com a colaboração da Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa.







Turma do 10º A vence concurso do Geopark Açores

A Escola foi a vencedora da II EDIÇÃO DO CONCURSO ESCOLAR “A ÁGUA QUE NOS UNE” na categoria Cartazes - Sub Tema Reservas da Biosfera, com o trabalho intitulado “A Arquitetura da Água na Graciosa”, desenvolvido pelos alunos Beatriz Espínola; Beatriz Picanço; Bernardo Picanço; Joana Silva; José Mendes; Raquel Silva e Sandra Bettencourt.

Eco-Código 2014-2015


Comemoração do Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente é um evento comemorado no dia 5 de junho com o intuito de estimular a sensibilização pelo ambiente e incentivar ações positivas que garantam um mundo mais limpo e verde.


O dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, foi celebrado com a realização de mais uma Brigada Verde, constituída pelos alunos do 6º C que puseram mãos à obra e constituíram uma brigada de limpeza, que teve por finalidade, através do exemplo, fomentar a participação dos alunos na manutenção e limpeza dos espaços exteriores da escola e assinalar ações positivas de proteção do ambiente.





Alunos do 12º A constituíram Brigada Verde

As brigadas “Brigadas Verdes” de limpeza pretendem promover atitudes ecológicas e responsabilizar os alunos pela preservação do espaço exterior da escola, de forma a desenvolver a consciência ecológica de cada um. Assim, no dia 28 de maio os alunos que frequentam a disciplina de Geologia do 12º ano, constituíram uma brigada de limpeza e percorreram todo o espaço escolar na tentativa de contribuir para uma escola mais limpa.
A escola encontrava-se um pouco suja, principalmente embalagens de plástico, no total recolheram cerca de 4 sacos de lixo.
Amigo não deite o lixo para o chão e contribui para uma escola mais limpa.






Comemoração do Dia Mundial da Energia

No dia 29 de maio assinala-se o Dia Mundial da Energia, que pretende sensibilizar a população em geral para a importância de energia e para a promoção das energias renováveis.
Neste âmbito, e integrado na subunidade Recursos geológicos – exploração sustentada, do programa curricular da disciplina de Biologia e Geologia do 11º ano, foi promovida uma sessão de sensibilização ambiental. A atividade, dinamizada em colaboração com o Parque Natural da Graciosa, compreendeu uma apresentação relativa à eficiência energética que permitiu aos alunos ficarem a saber um pouco mais sobre as energias renováveis, ambientalmente mais favoráveis, em substituição das energias fósseis, altamente poluentes e prejudiciais para a vida na Terra e uma visita à Central Termoelétrica da Graciosa, para aí aprenderem mais sobre Energia.
Esta atividade teve por finalidade sensibilizar e motivar os alunos quanto à necessidade de poupar energia, além de alertar sobre os impactes ambientais advindos da sua geração e a importância de preservar os recursos naturais.
De salientar que estas atividades de sensibilização são facilitadoras da mudança de comportamentos e têm-se revelado muito pertinentes e de extrema importância na (in)formação ambiental dos mais novos, os futuros decisores de amanhã. 




Comemoração do Dia da Terra 2014

CARTA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

Caro(a) morador(a)

Venho informar-te de que o contrato de empréstimo que fizemos há milhões de anos está a terminar, porque há muitas "cláusulas” que não estás a cumprir. Se quiseres renová-lo teremos de discutir alguns pontos fundamentais:

1.   Tu precisas de poupar energia e de a usar mais racionalmente. A tua conta está muito alta. Como é que gastas tanto e ainda para mais usando fontes não renováveis que eu demoro imenso tempo a repor?

2.  Com a água acontece o mesmo. Como é possível desperdiçares e poluíres tanto a água dos rios, das ribeiras, dos mares e até as nascentes? Será que julgas que é o único ser vivo que necessita de água?

3.   O “quintal” desta casa” é enorme, mas sei que uns comem demais e morrem enfartados, enquanto outros morrem à míngua de alimentos. Vamos ter de rever esta situação. Não sabes que no equilíbrio é que está a virtude e que a solidariedade não pode ser uma palavra vã?

4.  Vejo também que não respeitas as leis da natureza e edificas as tuas obras junto ao mar, das ribeiras e nas encostas escorregadias. E eu pensava que eras tu o “animal inteligente”! – Não confundas depois “castigo de Deus” com “estupidez humana”.


5.  As árvores demoram muitos anos a crescer e, quando te emprestei a casa, havia florestas enormes e lindas. O que é que lhes fizeste? Não sabes que elas são importantes, mesmo em termos de clima e de equilíbrio hidrológico? Toca a replantar se não queres ficar, com modificações climáticas e alterações na biosfera, que impossibilitarão a tua sobrevivência e a dos futuros inquilinos!

6. Não encontrei todos os peixes que viviam nos mares, lagos e rios. Será possível que os tenhas exterminado, sem dares tempo para eles se reproduzirem?

7.   Todos os seres vivos fazem parte do contrato, por isso devem ser preservados. Porém, andei à procura de alguns que havia e já não os encontrei. O que é que tu andas a fazer? Ainda não se apercebeste de que precisas deles e que eles também são meus inquilinos?

8.  E quanto aos direitos dos animais? Que vergonha o que tens feito com eles! Há tantos anos que existes, e ainda não aprendeste a tratá-los bem, a respeitar as suas vidas e a deixar de lhes provocar sofrimentos desnecessários? Onde está a tua comoção e civilidade humanas?

9.  Não sei o que se passa com o céu. O azul desapareceu com os fumos que lanças, a camada de ozono foi rompida e passam-se muitas coisas estranhas na atmosfera. É necessário resolver este problema, com urgência!

10. Cada vez que dou uma volta pela “casa” encontro muito lixo espalhado por todo o lado (ribeiras, mar, praias, beira de estradas, etc.). É preciso resolver este problema começando a limpar e a produzir menos, se não queres que o lixo seja a tua própria imagem e ficares soterrado nele!


Bem, é altura de pensares seriamente, sobre estas questões. Preciso de saber se tu, ainda, queres morar nesta casa. Em caso afirmativo, é preciso que comeces a amar e a respeitar a casa que te empresto e limpá-la da sujidade que lhe fizeste, sob pena de te ter de pôr na “rua”, porque com o teu comportamento, não só estás maltratar e a colocar em perigo os outros inquilinos, como a sobrevivência das próximas gerações de humanos.

Deixa de ser egoísta e irresponsável!

Ou achas que destruindo as condições de habitabilidade desta “casa, os teus filhos e netos poderão mudar-se para outra? Essa outra “casa” não existe! Eu gostaria de te ter sempre como inquilino, mas não consigo aguentar por muito mais tempo, esta forma de ser tratada. Estou a ficar gasta e muito doente, e se não mudares a tua atitude para comigo, e para com os outros seres vivos não te poderei suportar mais, nem garantir futuramente morada e sustento para teus herdeiros.

Neste Dia Mundial da Terra, exijo respostas concretas e comportamentos ambientalmente acertados, daqui em diante.


DIA DA TERRA